a cacau - nossa história
A Cacau é a primeira escola fundamentada na pedagogia Waldorf de Bragança Paulista.

Encontra-se em formação sob os auspícios da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Estar em funcionamento faz parte desse processo. Não é possível tornar-se Waldorf antes de iniciar as atividades, pois esta pedagogia entende que é justamente a experiência prática que dá subsídios para um processo de formação vivo, rico e orgânico.

Em dezembro de 2018, a Cacau se tornou uma escola regulamentada junto à Diretoria de Ensino, após dois anos funcionando como um espaço recreativo.

 

A Cacau nasceu da união da educadora Rita Zenorini e do professor Adriano Thomaz com catorze famílias que buscavam um espaço onde a educação fosse direcionada para a formação de seres humanos singulares, livres e autônomos. Inicialmente ocupando um quintal, a escola ganhou corpo quando o empresário João Tasca abraçou o projeto cedendo parte do terreno da Fazenda Petronila e restaurou a antiga vila dos colonos para receber a Cacau.

 

Desde então, a escola vem crescendo e hoje é gerida em uma parceria entre os idealizadores do projeto, o corpo pedagógico e uma associação dos pais de alunos.

 

associação cacau

 

A Cacau é uma escola associativa. Isso significa que não é gerida nem pelo Estado e nem por uma empresa, mas por um grupo de pais e mães, que em conjunto com o corpo pedagógico, viabilizam a educação que desejam para seus filhos. Uma escola associativa também tem por característica a ausência de fins lucrativos. Toda a renda obtida com a escola é investida em sua própria estrutura.

estrutura

 

Uma antiga vila de colonos foi restaurada e preparada para receber a Escola Cacau.
 

Casa Jabuticaba {Jardim}

Casa Amora {Jardim}

Casa Curumin {Maternal 2}

Casa Camomila {Maternal 1}

Casa Micael {1ª Turma do Ensino Fundamental}

Casa das Corujas {Secretaria e Espaço dos pais}

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now