faq

 

O que é o Ensino Waldorf?

Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar.


As escolas Waldorf são religiosas?

As escolas Waldorf não são sectárias e não se denominam religiosas. Elas educam todas as crianças, não importando seus contextos culturais ou religiosos. O método pedagógico é amplo e, como parte de sua tarefa, procura promover o reconhecimento e a compreensão de todas as culturas e religiões do mundo. As escolas Waldorf não fazem parte de nenhuma igreja. Não estão ligadas a nenhuma doutrina religiosa em particular, mas baseia-se na crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias de alunos Waldorf são oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.

Por que as escolas Waldorf ensinam a ler a partir do 1º ano fundamental?

Cada criança é um indivíduo diferente, e os pais de vários filhos certamente percebem isso. Devemos respeitar o caminho de cada uma, valorizando as capacidades individuais. É possível constatar que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde não são prejudicadas por isso – ao contrário: são capazes de alcançar rapidamente as que aprenderam a ler mais cedo. 

Algumas crianças irão querer aprender a ler cedo por si próprias; esse interesse poderá ser atendido desde que originado realmente na criança, e não estimulado pelos adultos. Alguns pais ficam ansiosos ao perceber que seus filhos estão lentos na aprendizagem. Toda criança tem seu momento certo para ‘decolar’. Muitas vezes a ansiedade dos pais é assimilada pela criança. É importante que os pais saibam lidar com suas próprias apreensões e com as de seus filhos.

O crescimento e o desenvolvimento humano não ocorrem de uma forma linear, e nem podem ser medidos. O que vive, cresce e existe na vida humana só pode ser entendido com a mesma faculdade humana capaz de entender as leis metamórficas invisíveis da natureza viva.


Por que as escolas Waldorf recomendam limitar o tempo de televisão, vídeos e rádio para as crianças e jovens?

Um objetivo central do Ensino Waldorf é estimular o desenvolvimento saudável da imaginação e da criatividade em seus alunos. A preocupação dos professores Waldorf é a de que a mídia eletrônica impeça o desenvolvimento da imaginação da criança. Eles estão preocupados tanto com os efeitos físicos da mídia na criança em desenvolvimento quanto com o conteúdo de grande parte da programação. Há cada vez mais pesquisas para fundamentar estas preocupações.

Estou interessado em tornar-me um professor Waldorf. Qual é o próximo passo?
No Brasil há mais de 70 escolas e jardins-de-infância Waldorf filiados, e mais de 1.000 escolas em todo mundo. Junto com este tipo de crescimento há uma demanda constante por novos professores. A saúde de uma escola depende, em grande parte, de se encontrarem professores firmemente treinados na metodologia Waldorf. As informações sobre formação para professores Waldorf encontram-se à disposição no site da FEWB.  
É exigido pelo governo e pelas escolas que os professores tenham ao menos o certificado de graduação em Pedagogia ou licenciatura na matéria que irá lecionar.

© 2023 por Escola Cacau Bragança. Orgulhosamente criado com Wix.com