FAQ

 

O que é o Ensino Waldorf?

Desenvolvido por Rudolf Steiner em 1919, o ensino Waldorf baseia-se numa abordagem que trata das necessidades e do desenvolvimento da criança em crescimento e do adolescente na fase de amadurecimento. Os professores Waldorf empenham-se em transformar o ensino em uma arte que eduque a criança como um todo e promovendo o fazer, o sentir e o pensar.


As escolas Waldorf são religiosas?

As escolas Waldorf não são sectárias e não se denominam religiosas. Elas educam todas as crianças, n?o importando seus contextos culturais ou religiosos. O m?todo pedagógico ? amplo e, como parte de sua tarefa, procura promover o reconhecimento e a compreensão de todas as culturas e religiões do mundo. As escolas Waldorf n?o fazem parte de nenhuma igreja. N?o estão ligadas a nenhuma doutrina religiosa em particular, mas baseia-se na crença de que h? uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias de alunos Waldorf s?o oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.

Por que as escolas Waldorf ensinam a ler tão tarde?

Cada criança é um indivíduo diferente, e os pais de vários filhos certamente percebem isso. Devemos respeitar o caminho de cada uma, valorizando as capacidades individuais. É possível constatar que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde não são prejudicadas por isso – ao contrário: são capazes de alcançar rapidamente as que aprenderam a ler mais cedo. Respeitando-se a velocidade de cada uma, elas não irão desenvolver o ‘cansaço em decorrência da leitura e do aprendizado’, que muitas crianças alfabetizadas muito cedo experimentam mais tarde.

Algumas crianças irão querer aprender a ler cedo por si próprias; esse interesse poderá ser atendido desde que originado realmente na criança, e não estimulado pelos adultos. Alguns pais ficam ansiosos ao perceber que seus filhos estão lentos na aprendizagem. Toda criança tem seu momento certo para ‘decolar’. Muitas vezes a ansiedade dos pais é assimilada pela criança. É importante que os pais saibam lidar com suas próprias apreensões e com as de seus filhos.

O crescimento e o desenvolvimento humano não ocorrem de uma forma linear, e nem podem ser medidos. O que vive, cresce e existe na vida humana só pode ser entendido com a mesma faculdade humana capaz de entender as leis metamórficas invisíveis da natureza viva.


Por que as escolas Waldorf recomendam limitar o tempo de televisão, vídeos e rádio para as crianças e jovens?

Um objetivo central do Ensino Waldorf é estimular o desenvolvimento saudável da imaginação e da criatividade em seus alunos. A preocupação dos professores Waldorf é a de que a mídia eletrônica impeça o desenvolvimento da imaginação da criança. Eles estão preocupados tanto com os efeitos físicos da mídia na criança em desenvolvimento quanto com o conteúdo de grande parte da programação. Há cada vez mais pesquisas para fundamentar estas preocupações.

Nesse sentido, indicamos como leituras:
Mídia e violência, de Heinz Buddemeier (Ed. Antroposófica – http://www.antroposofica.com.br);

Computadores e TV, de Valdemar Setzer; Endangered minds: why our children don’t think (Mentes em perigo: por que nossas crianças não pensam)

Failure to connect: how computers affect our children’s minds for better and worse (Fracasso em conectar: como os computadores afetam a mente de nossas crianças para o melhor e o pior), de Jane Healy

Four arguments for the elimination of television (Quatro argumentos para eliminação da televisão),de Jerry Mander

The plug-in drug (A droga plugada), de Marie Winn

Evolution’s end: claiming the potential of our intelligence (O fim da evolução: reivindicando o potencial de nossa inteligência) de Joseph Chilton Pearce

 

Estou interessado em tornar-me um professor Waldorf. Qual é o próximo passo?
No Brasil há mais de 70 escolas e jardins-de-infância Waldorf filiados, e mais de 1.000 escolasem todo mundo. Junto com este tipo de crescimento há uma demanda constante por novos professores. A saúde de uma escola depende, em grande parte, de se encontrarem professores firmemente treinados na metodologia Waldorf. As informações sobre formação para professores Waldorf encontram-se à disposição no site da FEWB.  Favor contatar os institutos diretamente para informações sobre programas específicos através do link http://www.fewb.org.br/Seminario.php  É exigido pelo governo e pelas escolas que os professores tenham ao menos o certificado de graduação em Pedagogia ou licenciatura na matéria que irá lecionar.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now